Loading...
PROJETOS2019-10-04T13:34:57+00:00

EMPREGAR A INCLUSÃO

O projeto «Empregar a Inclusão» visa ser um espaço dedicado à inclusão ativa na comunidade de pessoas com doença mental e/ou incapacidade psicossocial ligeira ou moderada,através de percursos de ocupação, formação e/ou emprego. Sendo os seus beneficiários diretos as pessoas com incapacidade psicossocial, também a sociedade empresarial é um destinatário deste projeto, pois o mesmo visa sensibilizar, informar, dar apoio e consultadoria à mesma, sobre a empregabilidade das pessoas com incapacidade psicossocial.

OBJETIVOS:

– Sensibilizar e informar a comunidade empresarial, e a sociedade em geral, para integrar as pessoas com doença mental e incapacidade psicossocial em oportunidades de formação e/ou de emprego;

– Criar uma rede de parceiros proactiva no trabalho de integração das pessoas com doença mental e incapacidade psicossocial, em oportunidades de formação e/ou emprego;

– Criar oportunidades de formação profissional, e/ou encaminhar para oportunidades existentes na comunidade, pessoas com doença mental e incapacidade psicossocial;

– Criar oportunidades de emprego, e/ou encaminhar para oportunidades existentes na comunidade, pessoas com doença mental e incapacidade psicossocial sem rendimentos, ou com rendimentos com os quais é passível acumular rendimentos por trabalho;

– Promover a saúde mental nas empresas através da intervenção junto das chefias e dos trabalhadores;

– Lutar contra o estigma da doença mental e o preconceito de que as pessoas com incapacidade psicossocial não podem ser cidadãos ativos, e contribuintes, para a sociedade em geral.

SER

SER – Ações e produtos educativos para a inclusão – é um projecto que visa informar, educar e sensibilizar os jovens sobre a problemática da doença mental.  São realizadas ações educativas e são criados produtos (livros, e-books) sobre a importância de respeitarmos a diferença das pessoas com incapacidade. Este projeto pretende ainda informar sobre riscos e sinais associados às doenças mentais, para os jovens serem capazes de os identificarem, e se for o caso, facultarem ajuda para quem precisa dela, ou a procurem para si, o mais, atempadamente possível.

Produtos Projeto SER

OBJETIVOS:

– Prevenção primária da doença mental;

– Sensibilizar e consciencializar precocemente para a problemática da doença mental;

– Ensinar a identificar os primeiros sinais e sintomas, bem como a saber agir no seu aparecimento;

–  Desmistificar as ideias vulgarmente associadas às pessoas que vivenciam esta problemática;

– Pretende desenvolver capacidades comunicativas e linguísticas de modo a promover a integração mais eficaz de todos e incentivar, enriquecer e inovar as práticas comunicativas a este nível.

Co financiado por:

SÁBIO SABOR

Projeto cujo objetivo é informar e sensibilizar a sociedade para o impacto da alimentação na saúde mental das pessoas, bem como criar uma linha de produtos naturais promotores da saúde do cérebro. Os objetivos serão concretizados através da criação de elementos informativos e da conceção e comercialização de produtos da linha “Sábio Sabor”. Este grupo é dinamizado por utentes e pessoas adultas com doença mental devidamente acompanhadas pelos técnicos da AFUA.

ATIVIDADES:
Realização de atividade de culinária e conceção de receitas originais Sábio Sabor, marketing e comercialização.

BOLSA DE VOLUNTARIADO

A Bolsa de Voluntariado acolhe todas as pessoas que sejam solidárias com a causa da AFUA e queiram dedicar parte do seu tempo a contribuir ativamente para a sua missão.

Pretende também ser uma resposta reabilitativa para os utentes da Associação, funcionando como meio de integração noutras estruturas reabilitativas.

OBJETIVOS:
– Desenvolver programas de voluntariado adequados ao perfil de cada pessoa;
– Potenciar o bem-estar e sentimento de utilidade;
– Facilitar a reabilitação psicossocial;
– Promover a qualidade de vida;
– Promover a integração na comunidade.

JUNTE-SE A NÓS!

FICHA DE INSCRIÇÃO