SÁBIO SABOR2018-07-10T10:54:50+00:00

ALIMENTE O SEU CÉREBRO

MARCA SOCIAL

A marca social Sábio Sabor surge da colaboração entre a AFUA e várias personalidades de relevo nacional na área da gastronomia e nutrição. Tem como principal objectivo sensibilizar a comunidade para o impacto da alimentação saudável na sua saúde mental e fomentar a criação de oportunidades de emprego para pessoas com doença mental na área da restauração. Alimentar o cérebro de forma saudável e saborosa é o desafio que este projeto lança. O mesmo resulta do trabalho de uma equipa criativa, constituída por especialistas em saúde mental e neuropsicologia, a nutricionista Ana Bravo e chefes de culinária nacionais de renome.

Todos ousaram inovar na área da alimentação saudável para criar receitas acessíveis e saborosas como nunca imaginou. As receitas beneficiam particularmente a saúde do seu cérebro, bem como destacam alimentos que melhor alcançam este objetivo.

Projeto co-financiado por:

RECEITAS SABIAMENTE SABOROSAS

Delícia de Abacate com Aveia

Scones com Linhaça moída

Banana com Crumble

Barras de cereais com Tâmaras, Banana e Laranja

Overnight Oats

Pão de Noz frutado

Queijadas de Quark e Framboesa

Pudinzinhos de Cenoura e Laranja

Quinoa doce com Morangos e Gengibre

Pudim de Chia e Manga

Banana Nice Cream com Chocolate e Coco

Delícia de Kiwi com raspas de Chocolate

ALIMENTOS

Abacate

Linhaça

Banana

Aveia

Tâmara

Noz

Frutos Vermelhos

Cenoura

Quinoa

Sementes de Chia

Cacau

Kiwi

PARCERIAS

Nutricionista Ana Bravo

“Sou transmontana mas fui nascer ao Porto no dia 19 de Maio de 1981. Terminei a licenciatura em Ciências de Nutrição na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2004 e, desde então, o meu percurso profissional desenvolveu-se na área clínica e na comunicação. No que respeita à área clínica, tenho-me focado em casos de excesso de peso e obesidade; no que respeita à comunicação, desde livros a televisão e redes sociais, o objetivo que me move é tornar a vida das pessoas mais feliz, saudável e cheia de sorrisos radiantes! Atualmente dou consultas na minha clínica – Saudarte – no Porto e também em Lisboa, onde tenho o imenso orgulho de trabalhar com um dos mais conceituados cirurgiões plásticos do nosso país: o Dr. Francisco Ibérico Nogueira. Entre os muitos projetos que abraço, destaco aquele que me liga de forma diária ao público: o facebook e instagram- Ana Bravo – Nutrição com Coração – que tem maravilhosos seguidores e através do qual, com receitas, vídeos e muita partilha de experiências, tenho como certo que há inter-ajuda nesse caminho do bem estar.”
Notas:
Ana Bravo participa com regularidade em programas televisivos. No Porto Canal iniciou o seu próprio programa, Saúde no Tacho, cujo tema principal é a culinária saudável, conceito que deu origem ao seu segundo livro com o mesmo título. Entre os muitos projectos que abraça, conta-se o “Ana Bravo – Nutrição com Coração” que a liga diariamente ao público e conta, tanto no facebook como no instagram, com a partilha diária de receitas, imagens, vídeos, artigos, testemunhos e muitas experiências, ajudando as pessoas a olhar pela sua saúde e bem-estar.
www.facebook.com/nutricaocomcoracao/
https://www.instagram.com/ana_bravo_nutricao_com_coracao/
A nutricionista publicou, em 2013, A Dieta Viva! e, em 2015, Corpo de Verão o Ano Inteiro e Dieta: Um Modo de Vida. Em 2016 publicou uma agenda especial e iniciou o seu mais recente projecto: o seu blog, um guia de bem-estar e estilo de vida, focado na alimentação:
http://nutricaocomcoracao.pt/
Em meados de 2016 aceitou o desafio do Jornal de Notícias para a criação do Canal Nutrição com Coração no JN online. O Canal aborda inúmeros temas de nutrição através de vídeos apelativos.
http://www.jn.pt/especial/nutricao-com-coracao.html
Tem ainda uma App – Nutrição com Coração – direcionada para a boa alimentação e saúde, como não podia deixar de ser!
http://nutricaocomcoracao.pt/shop/app/

Chef Justa Nobre

Justa Nobre é um nome incontornável da cozinha portuguesa, expoente máximo dos sabores tipicamente nossos. Nascida no coração de Trás-os-Montes, Justa Nobre transportou alma e o sabor da cozinha tradicional portuguesa para a capital. Cedo se tornou chefe de cozinha e não demorou a inaugurar o seu próprio espaço que, desde então, se tornou uma referência da gastronomia portuguesa. Conhecida por reinventar a boa cozinha portuguesa, Justa Nobre sempre teve a preocupação de utilizar produtos novos e de qualidade na confeção das suas receitas.
“Diz-me o que comes dir-te-ei quem és. Mais importante de que comer algo que nos saiba só bem, é saber de que forma estamos a contribuir para o nosso bem-estar. Acredito na funcionalidade de cada alimento e que dessa forma tão simples podemos favorecer a nossa saúde a diversos níveis. Apostar em produtos frescos e de qualidade é meio caminho andado para o sucesso. Esta é a razão pela qual integrei este projeto.”

Chef Kiko Martins

“Em 2010 iniciei um projeto que me levou a dar a volta ao mundo (com a Maria, minha mulher), sentado à mesa com famílias de 26 países diferentes. Em 2013, depois de regressar a Portugal, abri O Talho que seria o primeiro restaurante do Grupo Comer o Mundo, fortemente marcado por esta minha experiência. Acredito que os sabores, as receitas e até a história pessoal de cada cozinheiro são incontornavelmente marcados por momentos de partilha e fusão. A nossa história alimentar é feita da troca de ingredientes, partilha de conhecimentos e aprendizagem de truques e sabores, criando espaço para novas formas de ver e olhar a cozinha. Das minhas viagens guardo impressões que nunca esquecerei e é por isso que, com muito gosto, partilho consigo o trabalho que tenho desenvolvido ao longo destes 4 anos.
Quando comemos e partilhamos sorrisos, partilhamos momentos, crescemos e aprendemos imenso enquanto pessoas. Aliar tudo isto a uma alimentação saudável que nos permite potenciar a nossa energia física à saúde mental, faz todo o sentido pois é um tema que está sempre presente na minha vida.”

Chef Miguel Mesquita

Miguel Mesquita traz a sua paixão pelo mundo da Culinária para cada detalhe dos seus pratos. Depois de ter participado no programa “MasterChef Portugal” e de ter sido o vencedor do programa “Guerra dos Pratos” na FoxLife Portugal, Miguel decidiu deixar uma carreira como Engenheiro Industrial, e enveredar pelo mundo da Culinária. Estudou, inicialmente, na Escola de Turismo e Hotelaria do Porto e mais tarde partiu para Londres para estudar na Le Cordon Bleu.
“É com muito gosto que integro este projeto dando a minha pequena ajuda no sentido de alertar para a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde mental/neuronal.”

Chef Joana Alves

Joana Alves é a autora do blogue Le Passe Vite e do livro de culinária Natural, o grande livro da cozinha vegetariana lançado em Setembro de 2015 e já em 4ª edição. É vegetariana há mais de 20 anos e quando escreveu as primeiras palavras do blogue trabalhava como Designer de Comunicação e sonhava acordada com receitas e uma vida entre tachos. O seu primeiro objectivo era apenas relatar todas as suas aventuras culinárias, mas entretanto nasceram novos sonhos e ao prazer de cozinhar juntou-se uma enorme vontade de aprender mais sobre nutrição e o incrível poder da alimentação no nosso bem-estar. Tem participado em diversos workshops sobre alimentação e nutrição e completou o Curso de Culinária no Instituto Macrobiótico de Portugal em Junho de 2013. Agora, dedica-se de corpo e alma à missão de partilhar as alegrias da alimentação natural, tanto no blogue como com os seus workshops de cozinha ou cozinhando por encomenda.
“Para mim foi uma honra aceitar este convite e participar neste projeto! Para além de estar a contribuir na divulgação da importância da alimentação saudável, é muito gratificante sentir que estou a apoiar a criação de emprego para pessoas com doença mental, promovendo a sua reabilitação e integração social.”

ENCOMENDAR